Conheça aqui os procedimentos:

A abdominoplastia é um procedimento no qual se retira cirurgicamente o excesso de pele e tecido adiposo da região inferior do abdome. Um ponto chave do sucesso dessa cirurgia baseia-se no fato de corrigir a diástase (afastamento) dos músculos retos abdominais que dá o volume do abdome, tão comum após gestações ou grandes ganhos ponderais. Nem sempre a cirurgia plástica do abdome corrigirá o excesso de gordura sobre a região do estômago ou lateral. Muitas vezes, para se adquirir a silhueta mais próxima do desejado, será necessária a realização de uma lipoaspiração dessas áreas.
O tamanho da cicatriz resultante de uma dermolipectomia depende da quantidade de pele a ser retirada e localiza-se horizontalmente logo acima dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.
Como na cirurgia o umbigo é reposicionado e remodelado, deve-se levar em conta que existirá uma cicatriz circundando-o, porém na profundidade do mesmo, tornando-a quase imperceptível.
Nos primeiros meses, o abdome apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de inchaço, que regridem espontaneamente. Nesta fase poderá ficar com aspecto de esticado ou plano. Com o decorrer dos meses, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses de pós-operatório.

Duração: 2 a 3 horas.
Anestesia:pode ser geral ou bloqueio peridural ou raquianestesia (poderá ser discutido com o anestesista).
Período de internação: 24 a 48 horas.

O implante de prótese de panturrilha (barriga da perna) tem como objetivo engrossar a região posterior das pernas em pacientes de pernas finas que apresentam desproporção coxas/pernas.
Pode-se aumentar o volume bilateral quando se pretende criar harmonia com as coxas, ou unilateral nos casos que apresentam sequelas por paralisia, fraturas ou anomalia genética, para parecer com a perna oposta. O silicone de panturrilha traz uma harmonia entre os glúteos, as coxas e as pernas, algo que não se consegue apenas com exercícios físicos.
A implantação da prótese e feita por uma pequena incisão na região posterior do joelho que deixa uma cicatriz que com o passar dos meses se torna quase imperceptível.
Para recuperação necessita de 20 dias de repouso relativo.

Duração: 2 a 3 horas
Anestesia: Peridural ou geral
Período de internação: 12 a 24 horas

A braquioplastia é uma cirurgia realizada para a retirada da pele naqueles pacientes que tiveram grandes perdas de peso e ficaram com flacidez importante da pele nos braços.
Nos pacientes que apresentam apenas gordura localizada da axila até o cotovelo, com boa elasticidade da pele a lipoaspiração pode resolver, porém quando o problema é flacidez, somente a retirada está indicada. Quanto mais pele tiver que retirar maior fica a cicatriz, porém esta fica escondida na parte interna do braço.

Duração: 1 hora
Anestesia: Local com sedação ou geral
Período de internação: 6 a 12 horas

A cirurgia plástica atua também nas grandes reconstruções, no tratamento das queimaduras e suas sequelas, na reconstrução de grandes ferimentos e feridas complexas de difícil cicatrização, nas fraturas dos ossos da face e no tratamento de cicatrizes em geral.

Pacientes que em acidentes ou pela retirada de tumores perderam parte ou todo um segmento corpóreo como o nariz, as orelhas, as pálpebras e os lábios podem ser submetidos a reconstrução destes. O atendimento de ferimentos com exposição óssea dos membros inferiores ou superiores podem ser reconstruídos com tecidos situados ao redor do ferimento ou com tecidos das regiões mais distantes, evitando assim algumas cirurgias mais agressivas que podem levar até a amputação do membro.

Dentro da cirurgia reconstrutora, o atendimento aos traumatismos, quer sejam na fase aguda quanto na fase tardia e na reparação das cicatrizes, o Dr. Rogério é um dos mais experientes no estado do Paraná.

A ginecomastia é o aumento da mama em homens. Sua causa pode ser hormonal, obesidade e até pelo uso de alguns medicamentos. A ginecomastia como deformidade não deve ser encarada apenas do ponto de vista estrutural. Ela pode estar acompanhada de distúrbios psico-sociais. O excesso de tecido que confere à glândula mamária masculina um aspecto feminino é removido cirurgicamente por uma incisão areolar ou trans-areolar. O procedimento é complementado, quando necessário, pela lipoaspiração da região. Em casos de pseudo-ginecomastia ou em que o excesso de gordura é a principal causa da deformidade, a lipoaspiração pode ser aplicada isoladamente em casos selecionados.
O resultado depende da quantidade e do grau de flacidez da pele.

Duração: 1 a 2 horas.
Anestesia: Pode ser realizado sob anestesia geral, peridural e até local com sedação endovenosa, dependendo do tamanho.
Período de internação: 12 a 24 horas.

A prótese de glúteo é indicada para os pacientes com nádegas pequenas ou que após emagrecimento tiveram grande redução do volume, sem que houvesse ptose importante (queda do bumbum). É realizada através da colocação de uma prótese de silicone dentro do músculo glúteo maior. A cicatriz fica escondida no sulco glúteo (prega entre as nádegas) e é de difícil percepção.
Há vários tipos e modelos de próteses de glúteo, cada uma com uma indicação, dependendo do tipo de nádegas da paciente. A escolha da prótese de glúteo ideal será feita na consulta médica, quando o cirurgião examinará a paciente e escolherá a melhor para produzir um melhor aumento da região glútea, que em cada paciente é diferente.
O pós-operatório da gluteoplastia de aumento com prótese costuma ser um pouco doloroso nas primeiras 48 horas, quando são utilizados analgésico e anti-inflamatórios para amenizar o desconforto.
Complicações: Apesar de raras, podem ocorrer: hematoma, infecção e extrusão da prótese caso não se realizem os cuidados orientados pelo cirurgião.

Duração: 2 a 3 horas.
Anestesia: anestesia geral ou peridural com sedação.
Período de internação: 24 a 48 horas.

Com o passar dos anos os tecidos da face humana sofrem um processo de envelhecimento natural. Neste processo a pele perde elasticidade, o tônus, sofre manchas e formam-se rugas. Além da pele, a estrutura óssea, músculos e gordura sofrem reabsorção e ação da gravidade, mudando a posição de todos esses tecidos, trazendo flacidez e acentuando os sulcos naturais. Todas essas mudanças levam a um aspecto envelhecido da fisionomia.
A Ritidoplastia ou "Lifting de face" tem como objetivos principais: reposicionar os tecidos, remover excesso de pele e amenizar da forma mais natural possível esse ar de envelhecimento. As rugas por flacidez são eliminadas e as rugas causadas pela mímica facial são atenuadas.
O procedimento é realizado por incisões escondidas em sulcos naturais na frente e atrás das orelhas, assim como dentro do couro cabeludo.Pode ser associado ou não à cirurgia nas pálpebras (blefaroplastia).
É uma cirurgia na qual o cirurgião usa todo seu arsenal de habilidades e técnicas para atingir um resultado mais natural trazendo grande satisfação ao paciente.

Duração: 3 a 4 horas.
Anestesia: Local com sedação ou geral.
Período de internação: 12 a 24 horas.

A lipoaspiração, algumas vezes chamada de lipoescultura, está indicada principalmente nas gorduras localizadas. A cirurgia do contorno corporal com o advento da lipoaspiração oferece hoje resultados em que antes a cirurgia oferecia poucos recursos. Sua indicação depende da quantidade de gordura e do grau de flacidez da pele a ser operada. Nos pacientes com pele de boa elasticidade ela acabou com as cicatrizes extensas e possibilitou retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia. O volume de gordura possível de ser retirado depende de cada caso e pode ser estimado antes da cirurgia em uma consulta ao cirurgião plástico.
A lipoaspiração consiste em uma técnica cirúrgica de remoção de tecido adiposo por sucção através de incisões muito pequenas por onde são introduzidas cânulas de variados calibres. A lipoescultura consiste em lipoaspiração e enxerto desta gordura em outras áreas com intenção de melhorar o contorno corporal. Tornou-se peça essencial no conceito da cirurgia do contorno corporal. As áreas mais tratadas são flancos posteriores (pneuzinhos), abdome, submento (abaixo do queixo), coxas, joelhos, braços e dorso.
A experiência com essa técnica, novas tecnologias e anestesias mais seguras tem levados cirurgiões e pacientes a graus elevados de satisfação.
A anestesia pode ser: local, peridural ou geral, variando com a área a ser aspirada, perfil do paciente e indicação do cirurgião.
A lipoaspiração é um procedimento mundialmente aceito, contudo é um procedimento que não deve ser feito por outras especialidades e sim apenas por cirurgiões plásticos treinados e no Brasil, membros Especialistas da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Duração: 1 a 4 horas.
Anestesia: Pode ser realizado sob anestesia geral, peridural e até local com sedação endovenosa, dependendo do local.
Período de internação: 12 a 24 horas.

A cirurgia de aumento mamário é um procedimento de altíssimo grau de satisfação pelas pacientes que estão insatisfeitas com suas mamas. É uma das cirurgias mais procuradas e realizadas, ocupando hoje em dia, o segundo lugar em número de procedimentos de cirurgia plástica, pois apresenta um tempo cirúrgico curto, uma recuperação breve, um baixo risco de complicações e rápido resultado.
As vias de acesso para a colocação das próteses são: a via axilar, a periareolar ou a infra mamária que costumam resultarem cicatrizes de boa qualidade e disfarçada em sulcos naturais da pele.
As próteses tem conteúdo de gel coesivo de silicone e o revestimento pode ser texturizado ou poliuretano. Não são próteses definitivas pois necessitam serem trocadas de acordo com o desgastes das mesmas (em torno de 10 a 15 anos). As próteses tem formatos diferentes, com perfil anatômico ou gota, redondas de perfil moderado, alto ou super-alto e ainda as próteses cônicas. A escolha da prótese, a via de acesso e do local para a colocação deve ser discutida entre o cirurgião e a paciente para saber a mais adequada para cada caso.

Duração: 2 a 3 horas.
Anestesia: anestesia geral, peridural e até local com sedação endovenosa.
Período de internação: 12 a 24 horas.

As mamas assumem importante papel na vida das mulheres conferindo lhes um lugar de destaque na cirurgia plástica. Com o desenvolvimento do corpo, durante os anos, seja pela amamentação, ação hormonal ou variação de peso, esse órgão sofre mudanças em seu formato, posição e volume.
A mamoplastia visa reposicionar e melhorar a forma das mamas através de retirada e remodelagem da pele, tecido gorduroso e mamário, associado ou não a inclusão de próteses de silicone.
As mamas caídas (ptosadas) e as de grande volume são importante motivo de procura aos consultórios de cirurgia plástica.
Com resultados cada vez melhores, conseguimos melhorar não só as mamas, mas também a autoestima de pacientes que desejam harmonizar seu corpo.
Existem inúmeras técnicas de mamoplastia sendo que a mais conhecida resulta em uma cicatriz em "T" invertido, contudo, hoje em dia, os cirurgiões dispõem de recursos para deixar cicatrizes cada vez menores e melhores, dependendo de cada tipo de mama.
Essa escolha deve ser feita em conjunto com o cirurgião e a paciente discutindo vantagens e desvantagens de cada técnica.
Nas primeiras semanas após a cirurgia a paciente deve evitar exercícios físicos vigorosos como elevar os braços ou carregar peso e deitar sobre o local operado.

Duração: 2 a 4 horas.
Anestesia: Peridural ou geral.
Período de internação: 12 a 24 horas.

O perfil humano é dividido em três terços, sendo que o superior vai da implantação dos cabelos na testa até a raiz do nariz, o terço médio vai da raiz do nariz até lábio superior e o terço inferior até a porção inferior do queixo (mento).
A cirurgia do queixo ou mentoplastia, é um procedimento cirúrgico que visa reposicionar o queixo com um implante de silicone, ósseo ou gordura, para que ocorra a harmonia entre estes 3 terços.
Alguns pacientes nos procuram com a intenção de diminuir o nariz, achando que ele é grande, porém algumas vezes a alteração é o mento que é retraído e dá impressão que o nariz é maior. O cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo com a cirurgia do nariz para proporcionar um equilíbrio de suas características faciais. É relativamente simples e de recuperação rápida.

Duração: 1 hora
Anestesia: Local com sedação ou geral
Período de internação: 6 a 12 horas

É condição hereditária muito observada e caracterizada principalmente por afastamento da orelha do crânio (orelha de abano) e por alteração das características anatômicas das mesmas.
A deformidade, além do prejuízo estético, provoca com frequência distúrbios emocionais.
O momento oportuno ideal para a realização de correção dessas deformidades é antes da idade escolar, quando começam a incomodar as crianças, porém podem ser realizadas em qualquer idade.
É uma cirurgia simples de correção definitiva das alterações encontradas nas orelhas.
A incisão é feita atrás da orelha, por onde são abordadas todas as cartilagens. Por ficar atrás da orelha, a cicatriz não costuma ser notada.
Pós operatório: As orelhas devem ser mantidas na posição colocada através de contenção até que a cicatrização das cartilagens estejam finalizadas.

Duração: 2 horas.
Anestesia: local, local com sedação ou geral.
Período de internação: 4 a 12 horas.

Com o passar dos anos a região das pálpebras tornam-se flácidas, dando uma aparência cansada à face, contribuindo com o aspecto envelhecido. Além da pele, todas as estruturas ao redor dos olhos ficam flácidas tornando as gorduras entorno dos olhos proeminentes, gerando um abaulamento local. De acordo com o grau de flacidez podem apresentar lacrimejamento e dificuldade de fechamento dos olhos.
A blefaroplastia corrige tanto a excesso de pele, quanto as bolsas de gordura, dando jovialidade e um ar bem disposto, de uma forma natural. As cicatrizes ficam nas pregas naturais das pálpebras, sendo bem discretas.
É importante o paciente saber que o efeito da plástica de pálpebra é localizado, e não proporciona o rejuvenescimento do rosto. Após a total cicatrização, o que ocorre por volta do terceiro mês, elas ficam praticamente escondidas entre os sulcos naturais da pele. Antes disso, podem ser disfarçadas por maquiagem.
Vale observar que os pés-de-galinha, mesmo que devidamente operados, diminuirão mas nunca desaparecerão, devido à ação do músculo orbicular e à perda da elasticidade da pele remanescente. Neste caso, o uso da toxina botulínica é indicado. A flacidez palpebral nem sempre se deve ao real excesso cutâneo, mas, muitas vezes, à perda da textura e elasticidade, enfim, da qualidade da pele.

A anestesia é local, podendo ser associado uma leve sedação para reduzir a ansiedade. A alta hospitalar é no mesmo dia da cirurgia. O pós operatório, normalmente, é indolor. O edema (inchaço) e manchas roxas duram em média, de 10-20 dias, porém o resultado 100% definitivo deverá ser avaliado 6 meses após a cirurgia.
- Anestesia: Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local e sedação.
- Duração da Cirurgia: 30 a 90 minutos
- Período de internação: varia de 12 a 24 horas.

CORREÇÃO DA PTOSE PALPEBRAL

A ptose palpebral é caracterizada pela queda da pálpebra superior. Pode ser uma queda leve ou grave podendo inclusive fechar o olho. Pode ser de origem congênita (desde o nascimento) ou adquirida, quando decorrente de um traumatismo local ou pela flacidez muscular causada pela idade avançada. Ela pode limitar a visão.
A correção depende da causa e a cirurgia está indicada para melhorar a visão e/ou para melhorar a aparência.
A correção depende da gravidade.
A anestesia dos casos leves e em adultos deve ser a local com sedação. Nas crianças é usada a anestesia geral.

CORREÇÃO DO ECTRÓPIO E ENTRÓPIO PALPEBRAL

O ectrópio palpebral é caracterizado pela flacidez importante das estruturas da pálpebra levando à eversão da borda da pálpebra inferior. A pálpebra sem o devido contato com o olho traz irritação ao olho com lacrimejamento importante. A cirurgia geralmente se faz com anestesia local com resultado imediato, trazendo conforto ao paciente.
No entrópio, também pela flacidez, a borda palpebral é invertida, fazendo com que os cílios tenham contato direto com o olho, trazendo um desconforto importante. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação.

OCIDENTALIZAÇÃO

Este tipo de cirurgia é realizada em pacientes com características orientais, que apresentam o sulco palpebral superior muito perto da borda da pálpebra. Procura-se refazer este sulco mais alto tornando os olhos mais amendoados. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação.

O processo de envelhecimento e a exposição solar contribuem para que a pele sofra diversas alterações. Uma delas é a atrofia da derme e do tecido subcutâneo, gerando uma acentuação das rugas e sulcos. Existem substâncias que quando injetadas abaixo da pele sob uma depressão promovem a elevação dessa pele, amenizando essas rugas e sulcos e diminuindo o efeito de sombra.
De forma prática, os preenchimentos são usados apenas para as rugas chamadas dinamicas, ou seja, aquelas rugas que surgem consequentes a musculatura da mímica facial, fazendo depressões na pele. Geralmente estas rugas e sulcos estão em áreas de forte ação muscular onde houve um desgaste e afundamento da derme subjacente necessitando do preenchimento para melhoria local. É o caso do sulco que vai do nariz até os cantos da boca (sulco nasogeniano) ou o que vai dos cantos da boca até a região do queixo (sulco mentolabial).
Outra ótima indicação é para melhora do contorno e aumento de volume dos lábios. Também é usado para a correção do sulco pálpebro- malar, nas pálpebras inferiores chamado de caminho das lágrimas, das olheiras, obtendo um excelente resultado e colaborando para alcançar um olhar mais jovial.Estes procedimentos podem ser realizados com anestesia local e de forma ambulatorial. Paciente pode retornar imediatamente as suas atividades profissionais e sociais.
Botox X Preenchimento
Cada um deles tem ação diferente. O Botox faz paralisia muscular relaxando a musculatura desaparecendo as rugas e linhas de expressão, principalmente da testa e ao redor dos olhos. O tempo de ação do Botox varia para cada paciente, mas em geral é em torno de 6 meses. O preenchimento é utilizado para o aumento de volume ou correção de contornos, principalmente dos sulcos maiores, ao redor da boca.
No local tratado a pele poderá ficar um pouco avermelhada. Ocasionalmente podem ocorrer pequenos hematomas que regridem em pouco tempo. A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente não é doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha.

Cuidados pós aplicação do Botox e preenchimentos
Evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação.

O nariz, órgão localizado no centro da face, assume posição de destaque na estética facial, além de seu papel funcional, importante na respiração, na fala e no olfato. Dotado de uma anatomia extremamente complexa e ao mesmo tempo delicada, mesmo aos especialistas mais experientes!
A cirurgia plástica do nariz visa modificar a forma nasal e pode ser associado com procedimento para melhoria da parte funcional respiratória.
O grande desafio da Rinoplastia moderna está em realizar uma análise facial e identificar as mudanças necessárias para adaptar o nariz àquela face de forma individualizada e mais ainda, conseguir fazer o paciente entender as limitações do seu caso em busca do nariz que ele pensa ser perfeito para o próprio rosto.

Recuperação breve e curto tempo de afastamento das atividades habituais.
É comum graus variáveis de equimose e edema no período pós-operatório. A equimose que de início é de cor roxa vai variando até ficar amarela e desaparece em torno de 15 dias, se bem cuidada. O edema costuma regredir muito nos primeiros dias, contudo alguns casos só apresentam essa melhora completa após 6 meses.

Duração: 3 horas.
Anestesia: local com sedação ou geral.
Período de internação: 12 a 24 horas.

SUBIR